terça-feira, 5 de junho de 2012

A EDUCAÇÃO DE JANDIRA NÃO PODE MAIS ESPERAR!!!


É de Paulo Freire a frase "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire

Pois bem, nesta segunda-feira, 04/06/2012, às 18:00 hs, os profissionais da educação de Jandira deram um passo importantíssimo no sentido de dar um basta no descaso com que a educação e os profissionais da educação são tratados pela administração municipal.

Pela primeira vez na história desta cidade, uma cidade com 49 anos de emancipação, os profissionais da educação optam pela paralisação, decidem entrar em greve como forma de pressionar o executivo municipal a atender suas reivindicações.

Já há muitos anos a educação e os funcionários da educação são tratados com desleixo, com descaso e com despreparo pela a administração municipal. Entra governo e sai governo e a situação só piora.

Foram tantos anos de maus tratos com a educação e com os funcionários da educação que agora a situação tornou-se insuportável.

Foi diante deste panorama obscuro e por causa deste horizonte sem perspectiva que no dia 30/05/2012, às 18:00 hs, os profissionais da educação realizaram uma audiência pública para discutir e decidir como a categoria se posicionaria diante dos problemas enfrentados por todos dentro da educação municipal.

Nesta audiência pública da educação, onde estavam presentes os representantes da Secretária da Educação de Jandira, foi elaborada e entregue uma pauta de reivindicações para que a administração municipal apreciasse e providenciasse uma resposta para os profissionais da educação.

Além de encaminhar a pauta de reivindicações para administração municipal, os profissionais também distribuíram por toda a cidade uma carta aberta informando aos munícipes os motivos pelos quais eles estavam em estado de greve.

Depois da distribuição desta Carta Aberta a Administração Pública Municipal convidou a Comissão representante dos Profissionais da Educação para uma reunião na Secretaria da Educação.

Esta reunião foi realizada neste dia 04/06/2012, às 14:00 hs, nela estavam presentes além dos membros da Comissão, o Secretário da Educação, Sr. Analio (Grilo), o Sr. Gerson, Diretor da Educação, a Sra. Nanci, também da educação, o Sr. Jesse, presidente do SINTRASP, a Sra. Encarnação, representante do SIPROEM, o Sr. Pedro Amorim, do SINTRASP Jandira e outros.

Os integrantes da comissão foram para a reunião acreditando que a Secretaria da Educação traria contrapropostas para negociação com a categoria, mas tudo o que a Secretaria apresentou foi uma série de desculpas e nomes de culpados pelo abandono da educação e o descaso com os direitos dos profissionais da educação municipal.

De acordo com o Sr. Analio, Secretário da Educação e Sra. Nanci, Diretora da educação, os responsáveis pela falta do plano de carreira são a ex-secretária da educação e o ex-diretor da educação, Cirene Borges e Paulo Xavier.

Conforme o Sr. Analio e a Sra. Nanci, a Sra Cirene e o Sr. Paulo Xavier destituíram a Comissão formada pelos funcionários da educação responsável pela elaboração do plano de carreira da educação para entregá-la para uma empresa contratada que preparou um plano de carreira que não atende os anseios e necessidades da maioria dos profissionais da educação.

Diante desta entregação geral e da falta de contrapropostas, os membros da comissão esvaziaram a reunião e partiram para a assembleia geral com a certeza de que o único caminho para ver suas reivindicações atendidas é a greve.

Às 18:00 hs, cerca de 300 profissionais da educação se reuniram no estacionamento da Câmara Municipal de Jandira e por unanimidade rejeitaram as “contrapropostas” da Secretaria da Educação e também por unanimidade decidiram pela paralisação.

Ficou definido que na terça-feira, dia 05/06/2012, o SINTRASP irá protocolar a pauta de reivindicações dos profissionais da educação na prefeitura onde estará informando o prazo de 72 horas para apresentar providências.

Caso não haja acordo, a greve se inicia na próxima terça-feira, dia 12/06/2012, logo após o feriado.




ffMorais

Um comentário:

  1. A EDUCAÇÃO VENCEU

    No último dia 29/06 ocorreu a AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO e a Prefeitura de Jandira teve que ceder e se comprometeu com a EDUCAÇÃO, assumindo que até o dia 10 de julho enviará para a Câmara Municipal o PROJETO DE LEI DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

    Tal compromisso é uma VITÓRIA, pois foi a mobilização da categoria fundamental para garantir o direito do PLANO DE CARREIRA UNIFICADO.

    É nessa lei que todos os profissionais garantirão os direitos a tanto tempo subtraídos pela Administração Pública.

    Aguardemos dia 10, se a Prefeita não entregar o projeto de lei a GREVE VOLTARÁ!

    ResponderExcluir