sábado, 14 de janeiro de 2012

CORRUPTOS X CORRUPTORES E O POVO

CORRUPTOS X CORRUPTORES E O POVO
Assim como a cadeia alimentar, a cadeia da corrupção é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar.

Na representação da relação entre os seres vivos da cadeia alimentar nós temos os PRODUTORES, os CONSUMIDORES e os DECOMPOSITORES e na representação da relação entre os seres  da cedeia da corrupção nós temos os CORRUPTORES, os CORRUPTOS e os CORROMPIDOS.

O CORRUPTOR é o INTERESSADO na corrupção. É o detentor do poder econômico-financeiro e cujos objetivos da corrupção lhe beneficiem. É aquele que corrompe, é o subornador.

O CORRUPTO é o AGENTE da corrupção. Aquele que possui o poder, os meios, os mecanismos e as formas para fazer com que a corrupção se concretize. É alguém devasso, depravado, que se deixa corromper, que aceita ser subornado.

O CORROMPIDO é o LESADO. É a entidade, pessoa ou grupo que foi prejudicada ou foi atingida por determinada ação corruptiva.

De aordo com a Wikipédia, CORRUPÇÃO significa etimologicamente deterioração, quebra de um estado funcional e organizado e a CORRUPÇÃO POLÍTICA é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos.

Conforme a Wikipédia, as formas de corrupção variam, mas incluem o suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, corrupção e peculato. Embora a corrupção possa facilitar negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de seres humanos, ela não se restringe a essas atividades.

O agente público corrupto só existe porque existe atuando junto com ele o corruptor, que é a grande empresa interessada na obtenção dos contratos, que por envolverem muito dinheiro são muito atraentes, mas que se tornam ainda mais vantajosos pela fraude na licitação, pelo acréscimo irregular dos custos, como também pela possibilidade de fugir ao controle sobre a qualidade das obras e dos serviços.
Para o exercício da cidadania é necessário que os indivíduos participem da vida comum. Eles precisam se organizar para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem. Devem exigir um comportamento ético dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e eficiência nos serviços públicos. O cidadão tem o direito de não ser vítima da corrupção.

Seja qual for a forma da corrupção ela é um dos grandes males que afetam o poder público federal, estadual e municipal. Ela desvia os recursos públicos destinados a educação, saúde, segurança etc. E desta forma empobrece os municípios, os estados e o país.


Os efeitos da corrupção são sentidos na falta de dinheiro para educação, saúde, obras públicas, manutenção dos serviços da cidade etc. Sem a prestação dos serviços públicos na cidade o povo é obrigado a ir buscar estes serviços em outros municípios longe das suas residências ou então ficar sem estes serviços. Ficar sem saúde e morrer a míngua, ficar sem educação e criar os filhos analfabetos, ficar sem segurança pública e sofrer com os assaltos...


É inaceitável que a corrupção faça parte da cultura nacional, pois onde predomina a corrupção jamais irá prosperar projetos para beneficiar os brasileiros e as brasileiras das diversas localidades do país porque se as autoridades públicas responsáveis pelos projetos desviam o dinheiro público não haverá recursos para os projetos sociais, culturais ou de desenvolvimento da cidade.







O político corrupto saqueia o país e atrasa a vida dos cidadãos. Tira oportunidades de crescimento dos municípios e dos munícipes. Com o furto do dinheiro público o político corrupto tira a vida de pessoas que necessitam do sistema de saúde pública. Tira a oportunidade de progressão profissional daqueles que dependem do sistema de educação pública. O político corrupto consegue transformar em pesadelo os sonhos de todos os brasileiros.

Mas então por que e por quem estes maus políticos sempre são reeleitos?

Pois é, apesar de todo mau que causam os eleitores sempre reelegem os políticos corruptos.

Os eleitores também são grandes responsáveis por toda esta corrupção que assola o país inteiro porque vota sempre nos mesmos e pelas mesmas razões.

Mesmo sabendo que o candidato é um mau caráter o eleitor vota no dito cujo porque ele levou sua mãe, sua esposa, seu filho, sua sogra etc. para o hospital na ambulância que é mantida com o dinheiro público. Ele conseguiu agendar com rapidez, usando a influência do cargo, uma consulta com o médico da policlínica municipal. Ele conseguiu uma vaga na creche municipal. O tal candidato corrupto lhe deu uma cesta básica, arrumou o gás... É assim que o eleitor ajuda os políticos corruptos a destruir a vida de vários cidadãos e cidadãs do país.

O Brasil precisa de ética na política, mas para isto é necessário que os políticos do Brasil sejam éticos e isto só acontecerá se o eleitor do Brasil além de ser ético também cobrar posturas éticas dos seus candidatos.

Para o Brasil melhorar o eleitor precisa assumir a sua responsabilidade de votar em candidatos cujo compromisso seja com o bem de todos.

O VOTO é a maior arma que o eleitor possui para acabar com a corrupção na política e diante de tudo o que vem acontecendo está na hora do eleitor usar esta arma.

ffMorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário